Vou fazer aqui uma retrospectiva do ano de 2010 em acontecimentos além dos eventos principais e mais famosos, mas que foram importantes e vários cobertos pelo Rafael’s Blog. Veja a seguir pela ordem de categorias:

Aeronáutica e Astronomia: Esse foi o ano em que cientistas descobriram que a vida não precisa ser feita dos componentes em que estamos acostumados a ver na Terra, o que abriu os horizontes da pesquisa bioespacial. Foi também o ano em que um astronauta acessou o Foursquare do espaço (VAstronauta Acessa Foursquare do Espaço) mostrando o potencial da transmissão da internet atualmente. A transmissão 3G chegou em praticamente todo mundo. E por fim eu lembro que ano que vem acabará a era das viagens espaciais tripuladas e essas serão substituídas por viagens guiadas da Terra ou naves robôs.

Cidades: Houveram várias mudanças em cidades esse ano, cidades do Haiti foram tomadas pelo caos, e favelas do Rio de Janeiro foram tomadas pela paz. O Brasil foi o país que se destacou entre os que ajudaram o Haiti depois de se destacar na COP15, ter acabado com sua conta no FMI e começado a emprestar dinheiro ao fundo. A polícia começou a pacificar as favelas cariocas e conseguiu entrar no morro do alemão, assim travando uma parte importante do tráfico de drogas e das milícias cariocas, lá eles encontraram também toneladas de armas e drogas.

Cinema: 2010 foi o ano em que lançaram o filme mais caro da história, Avatar, um filme que criou uma nova tecnologia de cinema para aprimorar a experiência em 3D. No Brasil foi lançado Tropa de Elite 2, um filme que conseguiu bastante repercussão na imprensa internacional por mostrar o problema da corrupção política. Foram lançados também Harry Potter 7, a primeira parte do final (VEJA TRAILER AQUI) de uma das sagas mais lucrativas até hoje.

Economia: Em 2010 países ricos entraram em crise e países emergentes conseguiram sair dela e ainda aproveitar o problema para evoluir seu mercado interno.

Informática e Internet: No campo da informática foram incontáveis novidades, novo Twitter, novo Orkut, novo Facebook, novo MySpace, novo MSN, popularização do Tumblr, novos supercomputadores, recordes de dados, Google mostrando um dos seu servidores (Google mostra um de seus data centers), lançando sua loja virtual de livros (Google lança loja virtual de livros), sendo processado por uma mulher que teve suas roupas intimas flagradas no StreetView (VEJA AQUI). O Brasil virou o país do Twitter (Brasil – O País do Twitter), foi lançado o Word Lens – Tradutor de Imagens Simultâneo (veja aqui) que traduz imagens da câmera do iPhone e aplicativos que mostram informações sobre prédios, lojas, obras de arte, marcas, objetos e aparelhos apenas apontando o celular para eles (com grande representante o Google Goggles) e que localizam pessoas, seus nomes e redes sociais apontando a câmera para elas.

Invenções e tecnologia: Em 2010 foi lançado o Kinect, revolucionário sistema de interação com a TV e com o Xbox, foi lançada TV 3D , novos tipos de cinema 3D e monitores 3D sem o uso de oculos. Foi lançado o iPad primeiro tablet do tipo no mundo, a Apple também criou o novo iPod Nano (Novo iPod Nano). O mundo dos carros começou a mudar com as novas tecnologias automobilisticas e foi criado o primeiro carro em creative commons do mundo, feito com a opinião dos internautas, o Fiat Mio (Post sobre o Fiat Mio). E as Oled TVs começaram a ser vendidas no Japão, sendo que a Sony lançou uma Oled TV mais fina que um fio de cabelo. Foi criado o e-reader, leitores de livros digitais, com o primeiro representante, o Kindle que tem uma tela com tinta digital (outra nova tecnologia) e foi iniciado o mundo do comércio de livros pela internet.

2010 foi um ano que trouxe muitas novidades, mudanças, revoluções e descobertas científicas, vamos torcer para que 2011 seja ainda melhor que esse ano!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: