Fiat Mio

A Fiat com o Mio criará pela primeira vez um carro em que os futuros usuários colaboram com a construção dele mandando idéias e opinando sobre como ele será.

O Fiat Mio será o primeiro carro feito em creative commons, porque a Fiat diz que acredita que o projeto do carro deve ser propagado sem restrições, podendo ser utilizado por qualquer um, desde simples usuários até outros fabricantes de veículos que poderão copiar idéias e conceitos do carro livremente.

Para reunir as idéias dos futuros usuários, a Fiat lançou o site www.fiatmio.cc em que pessoas podem se cadastrar para opinarem sobre coisas como materiais, combustíveis, tecnologias, interatividade, etc e mandarem suas próprias idéias sobre o “carro do futuro”.

Eles testarão e viabilizarão as idéias dos usuários junto com as sugestões de seus engenheiros. No final disso será criado o Fiat Concept Car III, o novo carro da Fiat apresentado no Salão Internacional do Automóvel em 2010. Atualmente o carro está lá em exposição e para ver seus detalhes é necessário ir lá, já que a Fiat não colocou muita coisa na internet.

O projeto do Fiat Mio começou sem a idéia da interação do público, com o FCC I, o primeiro projeto da empresa totalmente brasileiro. Criado para marcar o 24º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, essa primeira edição também foi chamada de Fiat FCC Adventure e era um cupê com inspiração rodoviária criado pelo Centro de Estilo Fiat.

Depois da primeira fase foi estabelecido o foco do projeto na ecologia e na diversão a bordo, o FCC II foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo em 2008. Ele foi desenvolvido pelo Grupo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, construído totalmente com novos componentes orgânicos e foi um modelo para adoção de novos materiais alternativos, reutilizáveis e não poluentes.

Na minha opinião o Fiat Mio (FCC III) é o primeiro carro da geração de “carros do futuro”, feitos para serem ecologicamente corretos, econômicos e interativos, e também que esse carro vai ser o início de um novo tipo de carro que integrará coisas que hoje se têm só em computadores ou smarthphones, sendo que até a Microsoft já abriu um setor de desenvolvimento de softwares para carros.

Você também pode gostar:

TAV Brasil

O Prédio Horizontal mais Comprido que o Empire State Building

 

Anúncios

Comentários em: "Fiat Mio" (1)

  1. […] o primeiro carro em creative commons do mundo, feito com a opinião dos internautas, o Fiat Mio (Post sobre o Fiat Mio). E as Oled TVs começaram a ser vendidas no Japão, sendo que a Sony lançou uma Oled TV mais fina […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: