Metade da superfície da África está ameaçada pelo processo de arenização, sendo que nesses lugares além de áreas agrícolas há aproximadamente 480 milhões de habitantes.

Segundo os relatórios sobre a superfície vegetal nativa africana desde 1986 houve uma degradação de 10% nesses espaços, umas das maiores taxas de degradação vegetal do mundo.

Nadhir Hamada que preside o Observatório Sarah e Sahel (OSS) disse que esse fenômeno vai se intensificar cada vez mais nos próximos 30 anos.

Segundo relatórios da ONU o processo de arenização ocorre principalmente por causa da ocupação humana em regiões com climas semi-áridos, áridos e sub-úmidos e consequentemente o uso de monoculturas.

A prática da monocultura retira do solo a camada externa de vegetação, deixando-o exposto a processos de sedimentação pela água e pelo vento. Pelo solo africano ser arenoso ele se dispersa com mais facilidade.

Atualmente a região em que o processo de arenização está mais evidente é o Sahel no sul do Saara, lá as proporções do problema são consideradas assustadoras. Os povos dessa região migram de um lugar para outro depois que o processo de arenização acontece, já que as terras se tornam praticamente improdutivas, o que piora cada vez mais a situação.

Abaixo do Saara estão alguns dos países mais pobres do mundo, nesses países aspectos tradicionais de seus povos como o de fabricar carvão vegetal e da agricultura de subsistência tradicional que não leva em conta cuidados ambientais ajudam na arenização de suas terras.

Para mudar esse processo de arenização é necessário principalmente de recursos financeiros, uso de tecnologias mais ecológicas, auxílio político e da compreensão da população. Porém a maioria dos países africanos tem problemas financeiros sérios e os governos não consegue nem oferecer recursos básicos.

O processo rápido de arenização já está ameaçando regiões que antes estavam distantes do problema.

A arenização da África vai piorar ainda mais a situação do continente aumentando a miséria, fome e exclusão social em um continente que tem vários dos piores IDHs do mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: