OLED TVs

Já faz algum tempo que as pessoas estão buscando TVs cada vez mais finas.

Não muito tempo atrás, foi criado um novo tipo de TV, super fina, que pode ser flexível, com imagens nítidas e brilhantes, que faz menos mal ao meio ambiente gasta menos energia, essas TVs são as TVs Oled (Organic Light-Emitting Diodes).

A TV Oled é formada por filmes feitos de moléculas orgânicas que emitem luz quando recebem eletricidade.

Há 5 camadas em uma TV Oled. O substrato que pode ser feito de vários materiais, o anôdo, uma camada orgânica condutora e outra emissiva e o cátodo que é o responsável por injetar elétrons quando a corrente elétrica passa pelo dispositivo.



Para o OLED funcionar uma carga elétrica passa do cátodo para o anôdo pelas camadas orgânicas dando elétrons para a camada emissiva e tirando elétrons da camada condutiva.

A remoção dos elétrons da camada condutiva deixa “buracos” que devem ser preenchidos com elétrons da camada emissiva. Os “buracos” pulam para a camada emissiva e se recombinam com os elétrons.

Enquanto os elétrons caem nos “buracos” eles liberam sua energia extra na forma de luz.

Existem OLEDs de matriz ativa ou passiva, OLEDs podem ser totalmente transparentes, ou podem também ter o substrato feito de materiais opacos ou refletivos, além de poderem ser dobráveis ou apenas emitirem luz branco servindo como lâmpadas.

Em maio de 2010 a Sony apresentou uma tela OLED com 80 micrômetros de espessura, uma espessura mais fina que um fio de cabelo. Essa tela foi a primeira OLED com o poder de exibir vídeos tanto enrolada quanto esticada.

Na minha opinião o OLED vai ser a próxima geração de TVs e vai ampliar o uso das imagens em movimento que poderão ser colocadas em coisas como espelhos, vidros, pulseiras, em anuncio publicitários em escala muito maior, em avisos grudados nas paredes, poderá ser utilizado na iluminação e vai fazer com que no futuro existam aparelhos com monitores mais finos, eletrônicos com bateria mais durável (porque a tela usa muita energia dos dispositivos portáteis) e até dispositivos com a espessura de uma folha de papel que poderão funcionar como tablet pads.

Anúncios

Comentários em: "OLED TVs" (2)

  1. […] com o antigo PSP, além disso não se sabe muito, mas há rumores de que ele terá tela OLED (veja artigo sobre OLED aqui) multi-touch de 5 polegadas, uma parte na traseira também sensível ao toque, Wi-Fi, 3G e sensores […]

  2. […] commons do mundo, feito com a opinião dos internautas, o Fiat Mio (Post sobre o Fiat Mio). E as Oled TVs começaram a ser vendidas no Japão, sendo que a Sony lançou uma Oled TV mais fina que um fio de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: